Bio

(c) Natércia Lameiro

No que respeita às habilitações académicas detém uma licenciatura em Dança pela Escola Superior de Dança do Instituto Politécnico de Lisboa e em Bioquímica pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tendo em conta estas duas valências, através do mestrado em Artes Cénicas pela Faculdade de Ciências Sociais e Humana das Universidade Nova de Lisboa, desenvolveu um projeto de cruzamento disciplinar da ciência e da dança: “Transversalidades de processos artísticos e científicos: da ciência à dança ENSAIO entre o laboratório e o estúdio”. Este projeto contou com a participação do Polavieja Lab na Fundação Champalimaud e da Escola Superior de Dança tendo originado uma obra coreográfica “ENSAIO” e uma publicação académica “From Science to Dance Ensaio Between Lab and Studio” no jornal Kairos. Journal of Philosophy & Science. Desta forma, colabora regularmente com o Centro de Filosofia das Ciências na Faculdade de Ciências onde continua a desenvolver esta pesquisa. Paralelamente, o interesse pela educação fez com que complementasse a sua formação com o mestrado em Ensino de Dança pela Escola Superior de Dança onde realizou a sua profissionalização e estágio no contexto do Ensino Artístico Especializado. Como forma de continuar o trabalho de investigação académica, artística e educativa, presentemente, encontra-se no programa de doutoramento em Educação Artística no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Neste âmbito desenvolve o projeto “Dança, educação e criação: lugares de encontro” onde pretende refletir sobre os métodos e os processos de criação em contextos educativos.

Paralelamente a este trabalho académico como investigador, desenvolve uma vasta atividade enquanto criador e intérprete em projetos artísticos na área da dança, daqui destaca a sua integração na companhia de dança Amálgama e participou como intérprete em trabalhos de Willi Dorner, Marina Frangioia, Tiago Guedes, David Zambrano, João Fernandes entre outros. Integrou diversos festivais como intérprete e criador: Bienal de Veneza, Materiais Diversos, Metadança, Resolution! e Wbmotion. Distingue também o trabalho no contexto do festival Metadança do qual resultou um trabalho em co-criação com João Fernandes com as peças: “FAKEDANCE ou a metáfora do encontro” (2019), “profunda pele” (2018) e “sobre a pele” (2017). Destaca o trabalho que desenvolve com a artista plástica Catarina Real em torno do texto gráfico e coreográfico do qual resultaram as peças: “Ensaio Nu / Enlace entre pensamentos” (2017), “t maiúsculo é igual à raiz quadrada de e maiúsculo vezes t minúsculo sobre quatro” (2019) e “palavras na relação 2+12” (2018). É membro do projeto Compota com a direção artística de Paula Pinto desde 2013 onde desenvolve um trabalho de improvisação e interpretação-criação multidisciplinar.

Para além do trabalho artístico, é professor de dança no Ensino Artístico Especializado tendo trabalhado no Orfeão de Leiria – escola de dança, Escola Vocacional de Dança das Caldas da Rainha, Conservatório de Dança do Norte e, atualmente, na Escola Luís António Verney. Para além do ensino artístico nos níveis básico e secundário nas áreas da técnica de dança contemporânea e composição coreográfica é professor adjunto convidado na Escola Superior de Dança de técnica de dança contemporânea. Como formador, no Centro de formação António Sérgio, desenvolveu, no âmbito do PNPSE, a oficina “Educação, criatividade, corpo e movimento – o corpo como ferramenta educativa”, onde colabora regularmente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s